domingo, 17 de junho de 2012

Exercícios sobre Estatística


Exercícios
1) Em uma escola, o conceito de cada trimestre é representada por letras: A, B, C, D e E. Em um determinado trimestre, os conceitos dos alunos do 7° ano B em Ciências foram os seguintes:
Número
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Conceito
B
A
C
C
D
C
D
A
A
C
E
D
D
C
B
C
B
C
C
B
Nessas condições, elabore um quadro de distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas.

2) Um dado foi lançado 15 vezes, tendo-se obtido os seguintes pontos: 2, 5, 6, 6, 1, 4, 2, 6, 5, 1, 3, 3, 2, 4, 6. Construa  um quadro de distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas.

3) Os salários mensais, em reais, dos 20 funcionários de uma empresa são: 720, 720, 800, 880, 840, 720, 760, 800, 920, 720, 760, 800, 840, 720, 680, 760, 800, 720, 880, 760. Elabore um quadro de distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas.

4) Um dado foi jogado 20 vezes, sendo obtidos os seguintes pontos: 1, 5, 6, 5, 2, 2, 2, 4, 6, 5, 2, 3, 3, 1, 6, 6, 5, 5, 4, 2. Elabore um quadro com a distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas, frequências relativas e frequências relativas acumuladas.

5) Observando a tabela do exercício anterior, responda:
a) Quantas vezes o número 2 foi obtido no dado?
b) Quantas vezes o número obtido no dado foi menor que 5?
c) Qual o índice em % em que o número 6 foi obtido no dado?
d) Qual o índice em % em que os números maiores que 4 foram obtidos no dado?

6) A tabela abaixo mostra a média dos 25 alunos do 1° ano do Ensino Médio de um determinado colégio, em Física, no primeiro trimestre de um determinado ano.

Número
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
Médias
4,0
7,0
5,0
5,0
5,0
4,0
9,0
4,0
5,0
6,0
6,0
7,0
6,0
6,0
5,0
4,0
4,0
8,0
7,0
6,0
6,0
8,0
5,0
5,0
8,0
Tomando como extremos a menor e a maior nota:
a) Elabore um quadro com a distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas, frequências relativas e frequências relativas acumuladas.
b) Quantos alunos obtiveram média 6,0?
c) Quantos alunos obtiveram média menor que 6,0?
d) Quantos alunos obtiveram média superior a 6,0?
e) Qual o índice em % de alunos que obtiveram média maior que 7,0?
f) Qual o índice em % de alunos que obtiveram média maior ou igual a 5,0 e menor que 7,0?

7) No quadro abaixo está a distribuição dos salários mensais (agrupados em classes) de 40 empregados de uma empresa. Nessas condições:
Salário (R$)
Números de empregados
[ 800 900 [
4
[ 900  1000 [
10
[ 1000 1100 [
18
[ 1100 1200 [
5
[ 1200  1300 [
3

a) Qual é a amplitude do intervalo de classe?
b) Elabore um quadro com a distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas, frequências relativas e frequências relativas acumuladas.
c) Quantos empregados dessa empresa ganham menos de R$ 1000,00 mensais?
d) Qual o índice em % de empregados dessa empresa que ganham mais de R$ 1000,00 mensais?
e) Qual o índice em % de empregados dessa empresa que ganham menos que R$ 1000,00 mensais?

8) Os números seguintes mostram as idades de 20 funcionários administrativos de um empresa: 26, 29, 37, 28, 25, 41, 46, 42, 39, 37, 30, 25, 51, 49, 57, 53, 33, 28, 45, 50. Nessas condições, utilize a amplitude do intervalo igual a 5 anos e elabore um quadro completo de distribuição de frequências.

9) As alturas dos jogadores de um quadro de basquete são 1,98m; 2,02 m; 2,08 m; 1,92 m e 1,95 m. Qual é a média de altura dessa equipe?

10) A seguir estão as idades de 20 alunos do 1° ano do Ensino Médio: 15, 15, 14, 16, 16,16, 17, 16, 14, 15, 15, 15, 16, 16, 16, 17, 16, 15, 14, 15. Nessas condições, faça um quadro de distribuição de frequências absolutas e calcule a média aritmética dessas distribuições.

11) Calcule  a média aritmética da distribuição de frequências a seguir:
Intervalos
Frequência
[4,5 5,5 [
10
[ 5,5  6,5 [
7
[ 6,5 7,5 [
16
[ 7,5 8,5 [
9
[ 8,5  9,5 [
8

12) Este é o quadro de distribuição das alturas, em m, de 25 alunos de uma turma. Determine a altura média dos alunos dessa turma.
Altura (m)
Frequência
[1,60 1,70 [
5
[ 1,70  1,80 [
6
[ 1,80 1,90 [
7
[ 1,90 2,00 [
5
[ 2,00  2,10 [
2

13) Calcule a mediana do seguinte conjunto de dados: 7, 9, 10, 7, 7, 5, 9, 9, 10, 10, 4, 10, 12.

14) Calcule a mediana do seguinte conjunto de dados: 1, 1, 3, 3, 5, 5, 3, 3, 2, 2, 1, 1.

15) As alturas, em centímetros, dos alunos de uma turma do 1º ano são as seguintes:

150
169
174
155
165
170
172
152
158
163
158
166
158
166
170
171
162
171
161
154
168
161
164
166
164
162
156
167

    a) Construa uma tabela de frequências, agrupando os dados em classes.
    b) Represente graficamente os dados, utilizando o tipo de gráfico que achar mais conveniente.
16) A Raquel fez um inquérito para a disciplina de Estudo Acompanhado sobre quantas horas os colegas estudavam por dia. Obteve o histograma seguinte:



    a) Quantas classes formou a Raquel?
    b) Com que amplitude?
    c) Em que intervalo se encontra a resposta mais frequente?

17) População ou universo é:
a) Um conjunto de pessoas;
b) Um conjunto de elementos quaisquer
c) Um conjunto de pessoas com uma característica comum;
d) Um conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum;
e) Um conjunto de indivíduo de um mesmo município, estado ou  país.

18) Uma parte da população retirada para analisá-la denomina-se:
a) Universo;
b) Parte;
c) Pedaço;
d) Dados Brutos;
e) Amostra