Exercícios
1) Em uma
escola, o conceito de cada trimestre é representada por letras: A, B, C, D e E.
Em um determinado trimestre, os conceitos dos alunos do 7° ano B em Ciências
foram os seguintes:
Número
|
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
Conceito
|
B
|
A
|
C
|
C
|
D
|
C
|
D
|
A
|
A
|
C
|
E
|
D
|
D
|
C
|
B
|
C
|
B
|
C
|
C
|
B
|
Nessas
condições, elabore um quadro de distribuição de frequências absolutas e
frequências absolutas acumuladas.
2) Um dado foi
lançado 15 vezes, tendo-se obtido os seguintes pontos: 2, 5, 6, 6, 1, 4, 2, 6,
5, 1, 3, 3, 2, 4, 6. Construa um quadro
de distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas.
3) Os salários
mensais, em reais, dos 20 funcionários de uma empresa são: 720, 720, 800, 880,
840, 720, 760, 800, 920, 720, 760, 800, 840, 720, 680, 760, 800, 720, 880, 760.
Elabore um quadro de distribuição de frequências absolutas e frequências
absolutas acumuladas.
4) Um dado foi
jogado 20 vezes, sendo obtidos os seguintes pontos: 1, 5, 6, 5, 2, 2, 2, 4, 6,
5, 2, 3, 3, 1, 6, 6, 5, 5, 4, 2. Elabore um quadro com a distribuição de
frequências absolutas e frequências absolutas acumuladas, frequências relativas
e frequências relativas acumuladas.
5) Observando a
tabela do exercício anterior, responda:
a) Quantas vezes
o número 2 foi obtido no dado?
b) Quantas vezes
o número obtido no dado foi menor que 5?
c) Qual o índice
em % em que o número 6 foi obtido no dado?
d) Qual o índice
em % em que os números maiores que 4 foram obtidos no dado?
6) A tabela
abaixo mostra a média dos 25 alunos do 1° ano do Ensino Médio de um determinado
colégio, em Física, no primeiro trimestre de um determinado ano.
Número
|
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
Médias
|
4,0
|
7,0
|
5,0
|
5,0
|
5,0
|
4,0
|
9,0
|
4,0
|
5,0
|
6,0
|
6,0
|
7,0
|
6,0
|
6,0
|
5,0
|
4,0
|
4,0
|
8,0
|
7,0
|
6,0
|
6,0
|
8,0
|
5,0
|
5,0
|
8,0
|
Tomando como
extremos a menor e a maior nota:
a) Elabore um
quadro com a distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas
acumuladas, frequências relativas e frequências relativas acumuladas.
b) Quantos
alunos obtiveram média 6,0?
c) Quantos
alunos obtiveram média menor que 6,0?
d) Quantos
alunos obtiveram média superior a 6,0?
e) Qual o índice
em % de alunos que obtiveram média maior que 7,0?
f) Qual o índice
em % de alunos que obtiveram média maior ou igual a 5,0 e menor que 7,0?
7) No quadro
abaixo está a distribuição dos salários mensais (agrupados em classes) de 40
empregados de uma empresa. Nessas condições:
Salário (R$)
|
Números de
empregados
|
[ 800 900 [
|
4
|
[ 900 1000 [
|
10
|
[ 1000 1100 [
|
18
|
[ 1100 1200 [
|
5
|
[ 1200 1300 [
|
3
|
a) Qual é a
amplitude do intervalo de classe?
b) Elabore um
quadro com a distribuição de frequências absolutas e frequências absolutas
acumuladas, frequências relativas e frequências relativas acumuladas.
c) Quantos
empregados dessa empresa ganham menos de R$ 1000,00 mensais?
d) Qual o índice
em % de empregados dessa empresa que ganham mais de R$ 1000,00 mensais?
e) Qual o índice
em % de empregados dessa empresa que ganham menos que R$ 1000,00 mensais?
8) Os números
seguintes mostram as idades de 20 funcionários administrativos de um empresa:
26, 29, 37, 28, 25, 41, 46, 42, 39, 37, 30, 25, 51, 49, 57, 53, 33, 28, 45, 50.
Nessas condições, utilize a amplitude do intervalo igual a 5 anos e elabore um
quadro completo de distribuição de frequências.
9) As alturas
dos jogadores de um quadro de basquete são 1,98m; 2,02 m; 2,08 m; 1,92 m e 1,95
m. Qual é a média de altura dessa equipe?
10) A seguir
estão as idades de 20 alunos do 1° ano do Ensino Médio: 15, 15, 14, 16, 16,16,
17, 16, 14, 15, 15, 15, 16, 16, 16, 17, 16, 15, 14, 15. Nessas condições, faça
um quadro de distribuição de frequências absolutas e calcule a média aritmética
dessas distribuições.
11) Calcule a média aritmética da distribuição de
frequências a seguir:
Intervalos
|
Frequência
|
[4,5 5,5 [
|
10
|
[ 5,5 6,5 [
|
7
|
[ 6,5 7,5 [
|
16
|
[ 7,5 8,5 [
|
9
|
[ 8,5 9,5 [
|
8
|
12) Este é o
quadro de distribuição das alturas, em m, de 25 alunos de uma turma. Determine
a altura média dos alunos dessa turma.
Altura (m)
|
Frequência
|
[1,60 1,70 [
|
5
|
[ 1,70 1,80 [
|
6
|
[ 1,80 1,90 [
|
7
|
[ 1,90 2,00 [
|
5
|
[ 2,00 2,10 [
|
2
|
13) Calcule a
mediana do seguinte conjunto de dados: 7, 9, 10, 7, 7, 5, 9, 9, 10, 10, 4, 10,
12.
14) Calcule a
mediana do seguinte conjunto de dados: 1, 1, 3, 3, 5, 5, 3, 3, 2, 2, 1, 1.
15) As alturas, em centímetros,
dos alunos de uma turma do 1º ano são as seguintes:
150
|
169
|
174
|
155
|
165
|
170
|
172
|
152
|
158
|
163
|
158
|
166
|
158
|
166
|
170
|
171
|
162
|
171
|
161
|
154
|
168
|
161
|
164
|
166
|
164
|
162
|
156
|
167
|
a) Construa uma tabela de
frequências, agrupando os dados em classes.
b) Represente graficamente os dados, utilizando o tipo de
gráfico que achar mais conveniente.
16) A Raquel fez um inquérito para
a disciplina de Estudo Acompanhado sobre quantas horas os colegas estudavam por
dia. Obteve o histograma seguinte:
a) Quantas classes formou a
Raquel?
b) Com que amplitude?
c) Em que intervalo se encontra a resposta mais frequente?
17)
População ou universo é:
a) Um conjunto de pessoas;
b) Um conjunto de
elementos quaisquer
c) Um conjunto de pessoas
com uma característica comum;
d) Um conjunto de elementos
com pelo menos uma característica em comum;
e) Um conjunto de
indivíduo de um mesmo município, estado ou
país.
18)
Uma parte da população retirada para analisá-la denomina-se:
a) Universo;
b) Parte;
c) Pedaço;
d) Dados Brutos;
e) Amostra